Muitas pessoas pulam o café da manhã devido às correrias do dia a dia, mas a primeira refeição do dia é a mais importante e não deve ser evitada. Por isso vamos conversar nesse assunto sobre um bom Cardápio de café da manhã.

Um bom café da manhã não é apenas um momento prazeroso, ele é responsável por despertar o nosso metabolismo e nos dar energia para o dia todo. É comum as pessoas pularem essa refeição por falta de tempo ou até mesmo por não ter o hábito de ingerir alimentos logo após acordar.  Mas com boas combinações e receitas deliciosas não há quem resista.

Cardápio de café da manhã simples

O primeiro passo para ter um bom café da manhã é respeitar a sua fome. Existem pessoas que acordam mortos de fome, já existem outros que não conseguem ver certos alimentos que já enjoam. Nos dois casos é preciso tomar cuidado. Acordar planejando atacar tudo que encontrar na geladeira ou nem passar perto da cozinha são atitudes nada saudáveis e ambos os casos não são favoráveis para quem quer emagrecer.

Quem pula o café da manhã, costuma ficar sem energia para queimar calorias, além de ficar com mais fome precisando abusar das demais refeições. Por isso, é preciso criar um cardápio de acordo com sua fome, mas sempre focando na escolha de ingredientes leves, benéficos para a saúde e que causam a sensação de saciedade.

No Brasil não existe o costume de ingerir alimentos pesados como acontece em países que possuem um frio muito rigoroso nos meses de inverno. Pães, frios, queijos, geleias, cereais, bolos, iogurte e frutas são as escolhas mais comuns entre os brasileiros. Para beber, café, chá, vitamina ou suco.

Para fazer uma refeição farta, mas sem exagerar pense em combos. Por exemplo, um pão com frios e depois uma fruta ou uma vitamina junto com uma fatia de bolo.

Cardápio de café da manhã

Cardápio de café da manhã para emagrecer

Quem busca uma vida mais saudável precisa ficar atento na composição de seu café da manhã. Em seu cardápio, inclua todos os nutrientes necessários para o nosso organismo.

Leite, frutas, iogurte, cereais, frios e café são alguns itens que devem fazer para do seu café da manhã. É claro que ingerir todos esses alimentos de uma vez só não é uma boa ideia, mas eles podem ser intercalados conforme os dias. Tente fazer combinações espertas com esses ingredientes, como por exemplo, uma vitamina de frutas com leite ou uma porção de iogurte com cereais.

Bolos, biscoitos e pães não são aconselháveis de ser consumidos diariamente, principalmente para quem quer perder alguns quilos. Mas de vez em quando não faz mal se mesclado com outros alimentos. Uma xícara de café junto com biscoitos ou uma fatia de bolo com fruta são opções para ter um café da manhã delicioso sem exagerar na quantidade de carboidratos. Veja abaixo um cardápio de café da manhã para emagrecer:

Abuse das frutas em seu cardápio de café da manhã

Não há melhor remédio natural para prevenir doenças do que as frutas. Fontes de vitaminas, elas são responsáveis por aumentar o nosso sistema imunológico e seu consumo em longo prazo pode evitar até o câncer.

Em dias mais quentes opte por frutas mais cítricas como laranja, limão e abacaxi. Já no inverno, uma boa sugestão são as vitaminas de frutas com leite. Morango, banana ou abacate são frutas que combinam muito bem com leite.

Já que não precisa se preocupar com a correria e quer caprichar no café da manhã, use as frutas como ingredientes para receitas de bolos, muffins ou até mesmo como recheio para uma tapioca.

Cardápio de café da manhã natalino

Manha de Natal que se preze precisa de um café da manhã à altura. Normalmente costumamos dormir tarde no dia 24 e acabamos pulando a refeição e partindo logo para o almoço. Mas com tantos quitutes deliciosos nessa época do ano é um desperdício pular o café da manhã.

Uma opção para quem perdeu o horário é apostar no brunch, refeição muito comum na Inglaterra aos fins de semana. O brunch é uma mistura de café da manhã com almoço, por isso o nome mescla as palavras breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

Em um autêntico brunch não pode faltar panquecas, ovos mexidos e sanduíches. As receitas de brunch são aquelas que servem tanto para o café da manhã quanto para o almoço.

Como estamos falando da época mais deliciosa do ano, devemos abusar dos ingredientes e receita que são típicas do Natal: frutas vermelhas, pêssego, nectarina, nozes, amêndoas, damasco, uva passas, panetone e rabanada.

Aproveite para reciclar as sobras da ceia. Aquele salpicão pode se transformar em um recheio de sanduíche, assim como os restos de peru e pernil. O pão amanhecido, assim com as sobras de panetone podem ser usados na rabanada. Já as frutas que sobraram podem virar uma deliciosa vitamina.

Cardápio de café da manhã para empesas

Nos últimos anos têm crescido nas empresas o hábito de promover cafés da manhã de integração. É uma espécie de happy hour em um horário inusitado. No lugar das bebidas são servidos café, chás e sucos. Já os petiscos são substituídos por bolos, pães e frutas.

Além de ser uma ótima maneira para melhorar o relacionando no ambiente de trabalho, o café da manhã na empresa é um estímulo para que os funcionários cheguem cedo. Após a refeição, os funcionários iniciarão os serviços mais proativos e com energia para aguentar o restante do dia de trabalho.

Caso o lugar onde você trabalha não realiza esses encontros, você pode sugerir um café da manhã comunitário. Combine com os seus colegas de trabalho de se reunirem um pouco antes do início do turno. Cada um fica responsável por trazer um prato e juntos vocês podem possível criar uma mesa farta de café da manhã.

Atentem-se para não faltar o básico e evite desperdícios. Façam uma lista e divida o que cada um pode levar. Além dos pratos, não se esqueçam de levar utensílios como pratos, talheres, copos e toalha. Para ajudar o meio ambiente, uma boa sugestão é substituir os copos descartáveis por canecas que podem ser deixadas no escritório.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 3

Cardápio de café da manhã

Please Enter Your Facebook App ID. Required for FB Comments. Click here for FB Comments Settings page