Aprenda a desvendar do que é o que no cardápio japonês

A cada ano que passa a comida japonesa faz mais sucesso entre os brasileiros. Cada vez menos vemos pessoas falando que não gostam da culinária nipônica ou que não conseguem comer peixe cru. Ainda bem, pois a comida japonesa a base de peixe é considerada uma das mais saudáveis.

Para entender um pouco mais sobre a comida japonesa é preciso conhecer mais a cultura rica desse país. Está errado quem pensa que os japoneses só comem sushi e sashimi. As receitas a base de peixe cru e alga ficaram famosas no mundo inteiro, mas a gastronomia japonesa vai muito além disso.

No dia a dia dificilmente veremos um japonês comendo sushi. Dizer que os japoneses só comem sushi é o mesmo que dizer que nós brasileiro só comemos feijoada. Além dos pratos que levam peixes crus, a culinária japonesa também é marcada pelos ramens e os izakayas.

Desvendando o Cardápio japonês

Quem vai ao um rodízio japonês pela primeira vez normalmente fica perdido e sem saber o que pedir. Com nomes confusos, ingredientes desconhecidos e cardápios sem muitas explicações, é normal se sentir perdido. Mas não deixe que isso te impeça a voltar, pois a culinária japonesa é cheia de surpresas que merecem ser desvendadas.

Cardápio japonês

Veja aqui a história do cardápio japonês no Brasil!

Dieta japonesa

Para facilitar, preparamos uma espécie de dicionário de termos que provavelmente estão em todos os cardápios de restaurantes japoneses. Confira a abaixo.

  • Gyoza

A gyosa é um pastelzinho que pode ser preparado cozido ou frito. Normalmente a gyosa é recheada com legumes ou carne moída. O pastel foi inventado na China, mas logo se difundiu por toda a Ásia.

  • Izakaya

Izakaya é o nome dado aos bares japoneses. Pequenos e aconchegantes, eles são o ponto de parada dos trabalhadores entre o serviço e a volta para casa. A expressão “comida de izakaya” é usada para se referir aos petiscos frequentemente vendidos nesses bares. Espetinhos e “PF’s” de porco empanado são as especialidades dos izakayas.

  • Harumaki

Também conhecido como rolinho-primavera, o harumaki é um salgado muito popular em toda a Ásia. Composto por uma massa que assemelha-se a massa de creme, o salgado é servido no formato de rolo. Ele pode receber recheios salgados ou doces.

  • Hossomaki

O hossomaki é um enrolado de arroz com salmão coberto com alga nori. Ele é bem comum nos rodízios japoneses.

  • Hot Roll

O hot roll é um sushi empanado. Ele é preparado igual o sushi, mas durante o preparo recebe uma camada de farinha de rosca por volta da alga nori.

Cardápio Japonês

  • Missoshiro

Também conhecida como sopa de missô, o missoshiro é um prato bem comum no dia a dia dos japoneses. A sopa tem como base dois ingredientes principais, o dashi e o missô. O dashi é um caldo de pescado e o missô é uma pasta feita de soja. Além do dashi e missô, a sopa pode levar outros ingredientes como legumes, tofu, cebolinha e hondashi.

  • Nigiri

São chamados de nigiri os sushis servidos sem a alga nori. Normalmente eles levam apenas uma base de arroz e um pedaço de peixe cru. O nigiri pode ser feito com atum, salmão, camarão cru, lula, moluscos e outros peixes frescos.

  • Ramen

O ramen ou lamen é um macarrão ensopado muito popular na Ásia. Preparado com diversos caldos, o mais famoso é o ramen de dashi.

  • Sashimi

Os peixes e frutos do mar servidos frescos e cortados em fatias finas são chamados de sashimi. O sashimi pode ser feito de salmão, lula, camarão, atum, cavalinha, polvo, baiacu e vieira.

  • Sushi

A iguaria mais famosa da culinária japonesa consiste em fatias de peixes enroladas na alga nori. Dele sairiam várias outras receitas como o nigiri, urumaki e o hot roll.

  • Shimeji

Shimeji são cogumelos comestíveis. O ingrediente é bastante usado nas receitas japonesas.

  • Sukiyaki

O sukiyaki é um ensopado japonês que leva pedaços de carne, verduras, cogumelos e udon, nome dado ao macarrão preparado no Japão. O sukiyaki pode levar carne bovina ou suína.

  • Tempurá

O tempurá é um bolinho frito de legumes ou frutos do mar.

  • Temaki

O temaki é um sushi apresentado em forma de cone ideal para comer com a mão. A alga nori apresentada em cone e recebe inúmeros recheios.

Urumaki

São chamados de urumaki os sushis preparados com o arroz por fora da alga nori. Ele é conhecido como um sushi ao contrário.

  • Yaikitori

Muito popular nos izakayas, os yaikitoris são os espetinhos do Japão. Normalmente eles são de frango grelhado, mas é comum chamar de yaikitori todos os espetinhos japoneses.

  • Wasabi

Wasabi é um tempero geralmente servido em pasta bem popular no Japão. Ele é preparado a partir da planta wasabia japônica.

Veja abaixo um vídeo do Cardápio Japonês para te deixar com água na boca:

Festas com cardápios japonesas

As festas temáticas são cada vez mais uma tendência no Brasil. Como nos últimos anos, a cultura japonesa vem despontado, muitos estão escolhendo o país como tema para festas.

Para o cardápio da festa, sirva rodízios com sushi, sashimi, yaikitori, urumaki, tempurá, nigiri, hot roll, hossomaki e harumaki. Prepare barcas e sirva os peixes em pequenas porções. Outra sugestão é preparar um cardápio de temakis.

cardápio japonês

Preço de cardápio japonês

Os restaurantes japoneses não costumam ter um preço muito acessíveis. Não custa pouco comprar diariamente peixes e frutos do mar frescos, por isso os valores são um pouco salgados.

Quem pretende comer bastante mas não quer gastar uma fortuna deve investir nos rodízios, em que se paga um preço fixo para consumir o tanto que quiser. É possível encontrar rodízios a partir de 50 reais por pessoa durante os dias de semana. Vale destacar que os preços variam bastante de acordo com as regiões.

 Cardápio Japonês – Restaurantes

Já quem não liga em gastar um pouco mais e quer comer bem deve investir nos restaurantes japoneses mais premiados do Brasil. Confira abaixo a lista:

  • Jun Sakamoto (São Paulo, SP)
  • Shin-Zushi (São Paulo, SP)
  • UN (São Paulo, SP)
  • Yumê (Rio de Janeiro, RJ)
  • Azumi (Rio de Janeiro, RJ)
  • New Koto (Brasília, DF)
  • Goemon (Brasília, DF)
  • Quina do Futuro (Recife, PE)

Compartilhe com seus amigos esse artigo sobre o cardápio japonês, tenho certeza que você vai deixar todo mundo com água na boca!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cardápio japonês

Please Enter Your Facebook App ID. Required for FB Comments. Click here for FB Comments Settings page