Para ter uma vida saudável, crie o hábito de produzir cardápios semanais com alimentos saborosos e benéficos para a saúde.

Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecendo de planejar nossas refeições. Acabamos preparando o que tem em casa, que não demora muito para ficar pronto ou até pedindo comida fora para não ter trabalho. Com isso, consumindo muitas besteiras.

Quem busca uma vida mais saudável precisa ter uma rotina organizada. Quando for ao supermercado, já pense em combinações que podem ser preparadas durante toda a semana. Monte cardápios com antecedência. Assim, quando a fome bater, você não precisa recorrer ao fast-food ou as comidas congeladas. Fujas dos industrializados, eles são o oposto de comidas saudáveis.

Sempre opte por uma comida fresca e caseira. Ás vezes não queremos ter trabalho e escolhemos preparos simples e nada saudáveis, mas se organizando com antecedência é possível ter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários e sem perder muito tempo na cozinha.

Siga a pirâmide alimentar

Antes de pensar em montar cardápios é preciso entender o que nosso organismo deve consumir. A pirâmide alimentar é uma ferramenta para nos ajudarmos.

Nela, é possível saber quanto de cada alimento devemos consumir diariamente. Carboidratos devem consumidos de seis vezes ao dia; legumes, verduras, frutas, leite e lacticínios devem ser consumidos 3 vezes ao dia; proteínas, feijões, oleaginosas, óleos, gorduras, açúcares e doces devem ser consumidos uma vez ao dia.

Seguindo essas regras é possível montar um cardápio semanal saudável e que supra todo as necessidades do nosso organismo.

Cardápio saudável semanal

Cardápio saudável semanal para a família

É difícil montar um cardápio nutritivo que agrade toda a família. Ás vezes, o que pode ser gostoso para um não é para outro, ou até mesmo o que faz bem para um não faz para todos.

A dica é sempre prezar por um cardápio variado. Por exemplo, nunca sirva apenas uma coisa no café da manhã. Tenha sempre na mesa alimentos curingas como suco, leite, chá, pães, bolos, frutas e lacticínios.

Se um membro da sua família não gosta de ingerir uma fruta in natura, você pode oferecer uma vitamina com leite para ele. Já outro pode usar a mesma fruta para um suco. E um terceiro pode usar para rechear uma tapioca. São inúmeras as opções!

No café da manhã, preze por alimentos com fibras, gordura boa, grãos, proteína. Evite açúcar e gordura ruim, aquela das frituras, o máximo possível.

Divida as tarefas na cozinha com toda a família. Além de transformar a hora de preparar a comida em um prazeroso momento ao lado das pessoas que ama, a divisão evita que você fique sobrecarregado. Assim, não precisa recorrer aos pratos prontos e ingredientes industrializados.

Se seus filhos têm dificuldade de consumir certos alimentos, estabeleça dias de semana que eles terão que lidar com a comida. Transforme a terça-feira no dia da lentilha, por exemplo. Assim eles acostumarão a consumir o alimento que costumam evitar.

Faça receitas criativas com os ingredientes que seus familiares não gostam. Tente esconder o sabor colocando outros alimentos juntos. Assim, eles consomem sem nem perceber.

Cardápio saudável semanal para famílias

Cardápio saudável semanal para emagrecer

Quem quer emagrecer precisa seguir um cardápio bem regrado. Nada de escadinhas no regime durante o fim de semana. Muitas vezes é preciso apenas de uma reeducação alimentar para perdermos os indesejáveis quilos extras.

No seu cardápio não pode faltar ingredientes como gengibre, canela e pimenta que são responsáveis por aumentar o metabolismo do nosso organismo, e com isso perdemos calorias com mais facilidade.

Faça pelo menos seis refeições ao longo do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Assim a sua sensação de saciedade será maior e evitará que você exagere nas refeições.

Não corte totalmente carboidratos e açúcares. Uma dieta saudável é aquela que contempla todos os alimentos. O seu corpo poderá sentir a falta do carboidratos e açúcar e você pode ter reações colaterais.

Porém, opte por ingerir alimentos com carboidratos e açúcares antes das 18 horas. No período da noite, o nosso metabolismo é mais lento e demoramos mais para fazer a digestão.

Cardápio saudável semanal simples

Não é preciso recorrer a ingredientes rebuscados ou de difícil acesso para montar um cardápio saudável semanal. Com alimentos simples é possível montar um cardápio equilibrado e com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Frutas, legumes, verduras, carnes, pães e cerais são alguns alimentos que podem ser encontrados em qualquer supermercado e que não devem faltar no nosso cardápio semanal.

Pense nas refeições principais, como almoço e jantar, sempre devem conter uma salada, um prato principal composto por uma proteína, um acompanhamento composto por um carboidrato e uma guarnição, que deve ser algum legume ou verdura.

Já os lanches intermediários devem conter uma fruta, uma porção de carboidrato e leite ou algum derivado de leite.

Com isso em mente é possível criar combinações simples de preparar, fáceis de encontrar e acessíveis.

Cardápio saudável semanal barato

Com a crise econômica batendo a nossa porta, uma preocupação diária é como se alimentar bem gastando pouco. E isso é bem mais fácil do que parece.

O seu cardápio semanal para ser saudável não precisa conter alimentos caros, muito pelo contrário. Produtos industrializados que costumam ter preços elevados são os primeiros a ser eliminados do cardápio.

Dê prioridade aos alimentos frescos, simples e pouco calóricos. Opte por fazer em casa receitas que costuma comprar pronta, como iogurte, massas, tortas e bolos. Com ingredientes caseiros, essas receitas sairão mais baratas e contará com ingredientes mais saudáveis.

Antes de ir ao supermercado, planeje quanto quer gastar. Após definir um preço fixo, comece a pensar em ingredientes que não podem faltar no seu cardápio semanal saudável. Calcule mais ou menos o quanto você gastará em média com esses alimentos.

Depois, calcule quantos reais restará do seu preço pré-definido anteriormente e pense em outros alimentos saudáveis que você gostaria de incluir nessa semana. Mude sempre esses alimentos comprados com o dinheiro que sobrou. Assim, você nunca enjoará de seus cardápios e sempre consumirá novos alimentos com qualidades nutricionais diferentes.

Cardápio saudável semanal para famílias

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2

Cardápio saudável semanal

Please Enter Your Facebook App ID. Required for FB Comments. Click here for FB Comments Settings page