São inúmeros os casos de intolerantes a glúten ou lactose, mas essas pessoas podem ter uma alimentação normal como a de qualquer outra. Nesse artigo você vai conferir tudo sobre um Cardápio sem glúten e sem lactose.

Nos últimos anos se tornou comum à preocupação de ler detalhadamente rótulos de alimentação e procurar pela frase “contém glúten” ou “contém lactose”. Isso porque as pessoas começaram a descobrir que certos alimentos que continham glúten ou lactose lhe causavam mal-estar.

Além dos celíacos, nome dado às pessoas que tem intolerância ao glúten, e os intolerantes a lactose, há também quem decidiu abolir essas substâncias do seu dia a dia, seja para emagrecer ou apenas para focar em uma alimentação mais saudável.

Seja por alergia ou por opção, a cada dia que passa fica maior o número de pessoas que não consumem alimentos com glúten ou lactose. Pensando nisso, hoje em dia já existe uma preocupação em criar Cardápio sem glúten e sem lactose.

O que é glúten?

Antes de abolir os alimentos com glúten de nossa dieta diária devemos entender o que ele é e aonde o encontramos. Ele é uma combinação de duas proteínas: a gliadina e a glutenida que é encontrada no trigo, centeio e cevada.

Como normalmente essa proteína é encontrada em alimentos com altos índices de carboidratos como massas, pães, biscoitos e cerveja, ela costuma ser evitada por quem quer perder peso.

Algumas pessoas têm reações severas ao ingerir o glúten. Os sintomas variam e os mais comuns são: náuseas, alteração no intestino, inchaço, fraqueza e até alteração no ciclo menstrual. Esses sintomas indicam intolerância ao glúten. As pessoas que têm essa doença são chamadas de celíacas.

Porém, o glúten não faz apenas mal para o nosso organismo. A substância é responsável por deixar a pele mais elástica. Além disso, o glúten também ajuda no crescimento de bolos e pães. Ele age com um fermento natural. Por isso, quem não é celíaco não deve evitar totalmente a proteína. Mas claro, seu uso em excesso faz mal à saúde. Veja aqui mais sobre o glútem!

Cardápio sem glúten e sem lactose

E o que é lactose?

Já a lactose é um açúcar encontrado no leite e em todos os seus alimentos derivados. São consideradas intolerantes à lactose, pessoas que possuem a incapacidade parcial ou total de digerir esse açúcar.

Naturalmente, todo o leite ou derivado de leite possui a lactose, por isso quem é intolerante não pode consumir nenhum desses alimentos. Porém, atualmente, já existem empresas que retiram o açúcar do leite e produzem a bebida na versão sem lactose.

Vale destacar que evitar totalmente o consumo de leite e seus derivados sem ser intolerante pode ser perigoso à saúde, uma vez que a bebida é fonte de cálcio, substância necessária para o fortalecimento dos ossos.

Cardápio sem glúten e sem lactose

Onde encontramos o glúten e a lactose?

Está enganado quem pensa que para uma dieta sem glúten é só eliminar o trigo, o centeio e a cevada. A maioria dos produtos industrializados costuma levar a proteína. Congelados e enlatados principalmente!

Para uma dieta verdadeiramente livre de glúten é preciso ter atenção redobrada nos mercados. Por lei, todos os alimentos que contém glúten devem indicar a presença da substância nas embalagens. Ou seja, para fugir do glúten é preciso ficar atento e ler rótulo por rótulo.

No caso da lactose é um pouco mais fácil, mas mesmo assim é preciso atenção. Normalmente associamos a lactose apenas ao leite ou lacticínios e acabamos esquecendo das receitas que podem conter esses ingredientes. Bolos, bolachas, pudins, risotos e tortas são alguns exemplos de receitas que podem conter leite.

Dicas de um Cardápio sem glúten e sem lactose

Uma dieta sem glúten e lactose é principalmente composta por carnes, vegetais, frutas, e alguns grãos. A seguir, confira uma lista de alimentos livres dessas substancias.

  • Carnes

Carne vermelha, frango, porco, peixes e aves, se preparados em casa, não contém glúten. As proteínas são ótimos curingas para uma alimentação livre de glúten ou lactose.  Mas cuidado com as carnes processadas, pois essas podem conter o glúten.

  • Frutas

Além de ser fontes de fibra e dos inúmeros benefícios para a saúde, as frutas também são livres de glúten e lactose. Sucos e outros alimentos preparados a partir de frutas também podem ser consumidos sem medo. A única restrição são os sucos industrializados, nesses casos é melhor ler o que está indicando nos rótulos.

  • Legumes e verduras

Outros ingredientes que podem ser consumidos sem preocupação são os legumes e verduras. Quando crus, não apresentam nenhum sinal de glúten e ou lactose. Mas não vale cozinhar com manteiga ou adicionar um molho por cima.

  • Grãos

Não são todos os grãos que possuem glúten. Feijões, arroz, milho, linhaça e trigo podem ser consumidos sem problemas.

Veja abaixo uma dica de um Cardápio sem glúten e sem lactose para emagrecer:

Substituindo a lactose

Algumas receitas precisam de leite ou de seus derivados e isso não quer dizer que quem faz dieta de lactose nunca mais poderá comer esses pratos. Existem inúmeras alternativas para substituir o leite de vaca.

Leite de arroz, leite de amêndoas, leite de soja e leite de batata são alguns substitutos do leite de vaga que não possuem a lactose. Alguns podem possuir um sabor um pouco diferente do que estamos acostumados, por isso vale a pena testar antes.

Hoje em dia, já existem empresas preocupadas em produzir leites e derivados de leite sem a enzima. Não é tão fácil de achar, mas em grandes mercados ou em lojas especializadas é possível encontrar leite, queijo, requeijão, manteiga, leite condensado, iogurte, creme de leite e até doce de leite sem lactose.

Montando um Cardápio sem glúten e sem lactose

Siga essas sugestões para evitar o consumo do glúten e da lactose no dia  a dia.

  • Café da manhã

Para a primeira refeição do dia opte por frutas ou sucos. Uma boa sugestão para quem não quer comer frutas todos os dias é investir na tapioca, que além de possuir poucas calorias, não contém glúten. Só não vale rechear com queijo ou doce de leite.

  • Almoço

Salada, arroz, feijão e carnes podem sem consumidos tranquilamente. Os vegetarianos podem substituir as carnes por acompanhamentos como mandioca, ovos ou milho, por exemplo.

  • Jantar

Vale o mesmo do almoço, porém quem está querendo emagrecer deve evitar os carboidratos como o arroz.

 

 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cardápio sem glúten e sem lactose

Please Enter Your Facebook App ID. Required for FB Comments. Click here for FB Comments Settings page